From: Chama Do Metal
Published: April 12, 2019
Lançado neste ano de 2019, The Damp Chill of Life é o terceiro álbum do projeto anônimo intitulado “None”. Trata-se de um projeto de Atmospheric/Depressive Black Metal estadunidense, “misterioso”, diga-se de passagem. Sem delongas, o álbum é bem característico, tendo maior foco justamente na atmosfera, como apresentado pela faixa “You Did a Good Thing”, sem a presença do tradicional trio guitarra/baixo/bateria. Os títulos são sugestivos, fazendo alusões aos temas abordados, como alcoolismo, luto e miséria, sendo reforçados pelo vocal lamurioso, oras gritado como demonstrado nas faixas que são cantadas. O álbum da ênfase na atmosfera quase que preparando o ouvinte para o que vem a seguir, sendo demonstrado na faixa “Cease”, com uma longa introdução “ambiente”, para entrar o instrumental com os vocais gritados.
A tristeza e a melancolia são levadas ao extremo pela melodia dos riffs da faixa “You Did a Good Thing”, com uma entrada sombria acompanhada por um teclado ao fundo, os gritos lamentosos e uma batida lenta, tornando tudo decadente.
Estão presentes passadas instrumentais acústicas, dando uma “calmaria” ao ouvinte, mostrados na faixa “I Yearn to Feel” em passagens na faixa “ A Chance I'd Never Have”, esta última que inicia com violões em sua introdução, retornando em alguns minutos no decorrer da faixa, que também surpreende por dar ênfase na velocidade, utilizando-se dos pedais duplos. A uma alternada entre as passagens puramente atmosféricas (que apresentam suaves toques de piano, que horas lembram uma trilha sonora de filme de suspense/drama) e as partes instrumentais, sendo perceptível a utilização de uma mixagem mais precária para fortalecer a atmosfera do álbum.
The Damp Chill of Life aparentemente se trata de um característico trabalho de Depressive Black Metal em suas passagens instrumentais, mas diferencia-se pelas longas passagens ambientes e até mesmo pequenas aparições de vocais limpos e sussurrados ao longo do álbum. Tais elementos podem ser de agrado de apreciadores variados, desde fãs de Black Metal tradicionais, até mesmo fãs de Doom/Funeral Doom pelo seu apelo lamentoso em suas canções, e sua atmosfera triste, além de lembrar algumas vezes um Dark Ambient.
Reviewed by: Eduardo Ronconi